Classes e Instâncias
Em orientação a objetos, uma classe
é uma estrutura que abstrai um conjunto de objetos com características
similares. Uma classe define o comportamento de seus objetos através de métodos
e os estados possíveis destes objetos através de atributos. Em outros termos,
uma classe descreve os serviços providos por seus objetos e quais informações
eles podem armazenar.( CLASSE (PROGRAMAÇÃO). In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia
livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2013. Disponível em:
<http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Classe_(programa%C3%A7%C3%A3o)&oldid=34062388>.
Acesso em: 26 fev. 2013.)
Cada objeto tem seus métodos (ações) definidos pela classe. Uma vez que a classe seja construída, você pode criar quantos objetos quiser a partir dela. Isso se chama instanciação: criar um objeto a
partir de sua definição ou classe. Em outras palavras um objeto é uma instância de uma classe.
Instância
é a concretização de uma classe. Em termos intuitivos, uma classe é como um
"molde" que gera instâncias de um certo tipo; um objeto é algo que
existe fisicamente e que foi "moldado" na classe.
Assim, em programação orientada a objetos, a
palavra "instanciar" significa criar. Quando falamos em
"instanciar um objeto", criamos fisicamente uma representação
concreta da classe. Por exemplo: "animal" é uma classe ou um molde;
"cachorro" é uma instância de "animal" e apesar de carregar
todas as características do molde de "animal", é completamente
independente de outras instâncias de "animal" (INSTÂNCIA (CLASSE).
In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2012.
Disponível em:
<http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Inst%C3%A2ncia_(classe)&oldid=33379109>.
Acesso em: 26 fev. 2013.).
Bibliografia
STELLMAN, Andrew; GREENE, Jennifer. Head First C#, 2nd ed. Sebastopol,
CA: O’Reilly Media, Inc, 2010. 797 p.