Thursday, March 14, 2013

Mensagens na Orientação a Objetos


Mensagens na Orientação a Objetos



A orientação a objetos é um paradigma de análise, projeto e programação de sistemas de software baseado na composição e interação entre diversas unidades de software chamadas de objetos (WIKIPÉDIA).

A interação entre esses objetos se dá por meio de trocas de mensagens. Por definição, “Mensagem é uma chamada a um objeto para invocar um de seus métodos, ativando um comportamento descrito por sua classe. Também pode ser direcionada diretamente a uma classe (através de uma invocação a um método estático).” (WIKIPÉDIA).

Em outras palavras, mensagem é um texto enviado de um objeto para outro, que este entende como invocação de um de seus métodos (habilidades ou comportamentos). Além desse texto em si, é possível, também, a passagem de valores ou parâmetros, que são informações trocadas entre os objetos.

Se uma mensagem não é compreendida pelo objeto, ele automaticamente retornará um erro. Uma mesma mensagem pode executar comportamentos diferentes, dependendo do contexto. Isso envolve mais uma característica da Orientação a Objetos: o Polimorfismo.

Polimorfismo consiste em quatro propriedades que a linguagem pode ter (atente para o fato de que nem toda linguagem orientada a objeto tem implementado todos os tipos de polimorfismo):

 
  • Universal: Inclusão: um ponteiro para classe mãe pode apontar para uma instância de uma classe filha (exemplo em Java: "List lista = new LinkedList();" (tipo de polimorfismo mais básico que existe);
  • Paramétrico: se restringe ao uso de templates (C++, por exemplo) e generics (Java/C♯);
  • Ad-Hoc: Sobrecarga: duas funções/métodos com o mesmo nome mas assinaturas diferentes;
  • Coerção: a linguagem que faz as conversões implicitamente (como por exemplo atribuir um int a um float em C++, isto é aceito mesmo sendo tipos diferentes pois a conversão é feita implicitamente); (WIKIPÉDIA)


Bibliografia

ORIENTAÇÃO A OBJETOS. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2013. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Orienta%C3%A7%C3%A3o_a_objetos&oldid=34261231>. Acesso em: 12 mar. 2013.

DAVID, M.F. Programação Orientada A Objetos: Uma Introdução. In < http://www.hardware.com.br/artigos/programacao-orientada-objetos/>. Acesso em 12 mar. 2013.

 

Search This Blog

About Me

My photo
Cristão, apaixonado por Deus. Consultor em Tecnologia da Informação